Violão é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão. A história do violão começou a ser descoberta há quase dois mil anos antes de Cristo. Na antiga Babilônia arqueologistas encontraram placas de barro com figuras tocando instrumentos musicais, muitos deles similares ao violão atual. Existem algumas hipóteses do surgimento do violão, entre elas é a hipótese de que o violão seria derivado da chamada “Khetara grega”, que com o domínio do Império Romano. Teria chego à península Ibérica por volta do século I d.C. com os romanos; este instrumento se assemelhava à “Lira”. A segunda diz que o violão deriva-se do alaúde árabe, levado à península Ibérica na época da invasão muçulmana, na Batalha de Guadalete, ocorrida no ano 711. Com a influência islâmica que durou alguns anos na região, o instrumento foi se popularizando e se adaptando à cultura local. Não se sabe ao certo sua origem, mas o que pode ter certeza é que, hoje, o violão é um instrumento muito popular em todo o mundo.
Violão é uma guitarra acústica com cordas de nylon ou aço, concebida inicialmente para a interpretação de peças de música erudita. O corpo é oco e feito de várias madeiras diferentes. O braço possui trastes que a tornam um instrumento temperado. As versões mais comuns possuem seis cordas de nylon, mas há violões com outras configurações, como o violão de sete cordas e o violão baixo, com 4 cordas, afinadas uma oitava abaixo das 4 cordas mais graves do violão. A história do violão começou a ser descoberta há quase dois mil anos antes de Cristo. Na antiga Babilônia arqueologistas encontraram placas de barro com figuras tocando instrumentos musicais, muitos deles similares ao violão atual.
ResponderExcluirExistem algumas hipóteses do surgimento do violão, entre elas é a hipótese de que o violão seria derivado da chamada “Khetara grega”, que com o domínio do Império Romano. Teria chego à península Ibérica por volta do século I d.C. com os romanos; este instrumento se assemelhava à “Lira”.
A segunda diz que o violão deriva-se do alaúde árabe, levado à península Ibérica na época da invasão muçulmana, na Batalha de Guadalete, ocorrida no ano 711. Com a influência islâmica que durou alguns anos na região, o instrumento foi se popularizando e se adaptando à cultura local.
Não se sabe ao certo sua origem, mas o que pode ter certeza é que, hoje, o violão é um instrumento muito popular em todo o mundo.